No dia 23 de maio, as 15h30min, realizou-se Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgica com os Trabalhadores da Empresa Cosma.
A maioria dos trabalhadores presentes aprovaram a proposta do Sindicato, obtida após inúmeras reuniões com a empresa, o qual se obteve uma das melhores negociações no ramo metalúrgico no Rio Grande do Sul.
O Acordo Coletivo de Trabalho fechou com aumento de 12,47% sobre os salários de maio de 2021 com pagamento em parcela única na próxima folha de pagamento. O Programa de Participação nos Lucros e Resultado (PPR) que em 2021 era de R$2.700,00 nesse ano será de R$2.900,00 e o Vale Alimentação obteve um aumento de 50%.
O Presidente do Sindicato, Enedir Francisco Smaniotto, ressaltou que “estamos passando por momentos de crise econômica e altos índices inflacionários e a proposta da empresa de parcelamento do reajuste não poderia ser aceita pelo Sindicato, pois traria evidente prejuízos aos trabalhadores e o Sindicato nessa negociação não aceitou o parcelamento proposto.”
O assessor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos, Dr. Júlio Sant’Anna asseverou que “desde o surgimento da planta da Cosma em Santo Antônio da Patrulha temos firmado Acordos Coletivos de Trabalho com a referida empresa, sendo que esse tipo de negociação é a que melhor atende as necessidades locais dos trabalhadores e da própria empresa. Neste ano, além do belo índice de reajuste pago de uma só vez, obtivemos um aumento de 50% no Vale Alimentação, que independe de metas e alertas como o PPR, e repõem as perdas que os trabalhadores e toda a população tem sentido diariamente nas gondolas dos supermercados.”
Na Assembleia, Enedir ressaltou a todos a importância do Sindicato na obtenção de vantagens e ganhos aos trabalhadores, pois se não fosse o trabalho dos Sindicatos de Trabalhadores hoje todos estariam ganhando apenas um salário mínimo sem nenhuma outra vantagem como as obtidas no dia de hoje.
Comentarios